A EB do Cedro tem tido como
preocupação ao longo destes últimos anos conhecer os pré-requisitos para a
aprendizagem, ligados a um conjunto de aptidões psicológicas gerais que
consideramos necessário estarem desenvolvidas para que todos os novos alunos
iniciem a aprendizagem das diferentes matérias o melhor e o mais rapidamente
possível. Este conhecimento permite o despiste de eventuais dificuldades ao
nível das áreas consideradas mais importantes para o sucesso na aprendizagem,
sendo elas a atenção, a cognição não-verbal, a memória auditiva, a consciência
fonológica, a linguagem sobretudo como pré-requisito da aprendizagem da leitura
e o conhecimento básico dos números. Tal preocupação só pode ser bem-sucedida
se houver pessoas habilitadas e disponíveis para o fazerem. A Escola do Cedro
tem a sorte de poder contar com os psicólogos do Centro Comunitário de Mafamude
e com professores que abdicam do seu tempo livre para seguirem as indicações
dadas. Com base nas observações realizadas os professores podem ajustar as suas
planificações e realizar trabalho diferenciado em sala de aula. Estando os
nossos alunos uma parte significativa do seu dia-a-dia na escola, é cada vez
mais sentida a necessidade de criar um ambiente educativo seguro e garantir
aprendizagens que se identifiquem com as suas capacidades. Só com parcerias e com
trabalho colaborativo sentimos que fazemos algo (ainda que sendo uma gota de
água), que contribua para o sucesso dos alunos e de cada aluno em particular.
Prof.ª Elsa Pinto
Coordenadora da EB do Cedro

Sem comentários:
Enviar um comentário